O PRÉ-EVENTO ONLINE

     O projeto online “Conexão SiEM”, um pré-evento da XIV edição da SiEM, consiste em encontros aos sábados com duração aproximada de uma hora e meia para discutir temas histórico-geopolíticos escolhidos pela nossa equipe, visando desenvolver nossa proposta pedagógica e envolver temas que agreguem ao projeto como um todo. Dessa forma, materiais serão disponibilizados para consulta prévia, e no dia iremos realizar um exercício de reflexão sobre o tema, baseado nesses materiais.

TEMAS

Segue abaixo um breve resumo dos temas do nosso querido evento.

Nessa discussão sobre concentração fundiária, você participará de uma imersão no contexto da República da Espada que desencadeou em inúmeras revoltas.  Em uma conversa sobre raça, pobreza e propriedade, aprenderemos juntos a relação entre a recém-república brasileira e a violência estatal.

Um grupinho maravilhoso da nossa Equipe apresentará, como tema, o antissemitismo. Para leigos, saibam que o antissemitismo é um preconceito antigo, tão antigo que seus efeitos são sentidos ainda hoje. Nosso objetivo será traçar os caminhos que produziram tal preconceito e suas diversas manifestações numa dinâmica muito bacana.

tema 1 recorte_edited.png
tema 2 recorte_edited.png

Em busca de independência energética em meio a dificuldades causadas pelo aquecimento global, governos e estados percebem-se cada vez mais interconectados. Através de fontes de energia mais sustentáveis os países tentam reverter a catástrofe climática, ainda assim muito se discute sobre o uso de algumas dessas matrizes energéticas, como evitar a destruição de um território, como garantir energia limpa? Essas são perguntas do debate acerca dos prós e contras. A energia como arma política e o direito ao acesso da população são, também, tópicos desse debate. Em suma, o ser humano está defronte do desafio de gerir, controlar e utilizar as matrizes de energia.

Numa roda de conversa, faremos uma análise de capas de revista e jornais (Chana com Chana e Lampião da Esquina), com base no contexto histórico dos anos 70 e 80. Nesse debate, despertaremos diversas formas de olhar nas mídias alternativas e como foi construído o movimento homossexual na década de 80.