top of page

COMITÊS

Como elemento fundamental ao desenvolvimento dos comitês da SiEM 2023, colocamos no centro o tema de pilares do extremismo, com enfoque na pendularidade histórica dos movimentos de massa. Nesse sentido, entende-se que a História se move como um pêndulo, e que quaisquer radicalizações possuem peso e ligação íntima com ações diretamente influenciadas por elas, ao mesmo tempo que também se abala com ações reacionárias. Assim, quanto mais extremada é a ida do pêndulo, igualmente será a sua volta 

Clique em "Guias de Estudo" do comitê para ter acesso aos guias! 
Surrender_of_Lord_Cornwallis.jpg

Teatro de Operações: A Batalha
de Yorktown
"Em 28 de setembro de 1781, iniciou-se a Batalha de Yorktown, na Virgínia, durante a Guerra de Independência dos Estados Unidos. A disputa travada entre as vitoriosas tropas coloniais (com apoio francês) e soldados britânicos previa o fim do pacto colonial. A então colônia britânica lutava para se dissociar da série de medidas impostas pela metrópole: taxas abusivas, negligência na administração colonial, dívidas de guerras britânicas, entre outros. A lembrança desse tema atinge diretamente discussões sobre a dominação colonial e liberdade, enquanto ainda promove movimentações estratégicas no meio de planejamento de uma guerra. O modelo de teatro de operações exige o máximo das habilidades de raciocínio militar e geopolítico de seus participantes, colocando-os como agentes diretos desse grande evento histórico. Nessa imersão no período de uma luta por independência, os delegados terão a oportunidade de desenvolver seu senso crítico a partir da perspectiva de quem realmente participou de tal episódio."

1781

34124826-4ccd-48c1-b992-e00028a20615.jpg

Cenário Estratégico de Crise: Politburo Soviético e o Movimento Construtivista Russo como Linguagem Revolucionária

Construtivista Russo como Linguagem Revolucionária

""É inegável que a Revolução Russa foi um grande marco na história moderna, implantando uma nova forma de organização política, econômica e social, desafiando a hegemonia capitalista. Dessa forma, ela é a base para o surgimento de diversas disputas ideológicas que reverberam ao longo dos anos. Porém, um aspecto que muitas vezes ignorado ao retratar a história dessa revolução é a relação existente entre as produções artísticas e o processo político. Essa articulação entre o cenário político e produções artísticas é o principal destaque do comitê, o qual estimulará esse diálogo por meio da negociação e da tomada de decisões conjuntas, colocando o grupo de estudantes de ensino médio em um cenário desafiador e, ao mesmo tempo, lúdico. O modelo de Cenário Estratégico de Crise traz aos participantes a oportunidade de pensar em todas as atmosferas de um plano de governo. Já o modelo artístico permite que, além do debate intelectual sobre arte, política e estética, os participantes ponham a mão na massa e literalmente produzam obras de arte."

a

1919

Gabinete político do segundo governo de Getúlio Vargas
"Quais as limitações de atuação de um presidente reformista frente a um congresso conservador e Forças Armadas insubordinadas? Como promover o desenvolvimento do Brasil frente às limitações materiais do país e à indisposição das elites? Como executar políticas públicas com uma burocracia ineficiente, em grande parte ocupada por afilhados políticos? São desafios que o Brasil se faz até hoje, e que você, delegado, pode tentar resolver como parte do gabinete de Getúlio Vargas em 1951."

1951

Imprensa.jpeg

Comitê de
Imprensa da SiEM

Reescrevendo a História

Central Jornalística

bottom of page